A iniciativa faz parte do projeto de Boas-Vindas aos calouros 1º/2016, que prevê uma série de atividades que abrangem os dias de registro e a aula Magna.

O registro acontece nos dias 22,25 e 26/01/2016 para os selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, nos dias 28 e 29/01/2016, para os convocados na primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada da UnB (PAS-UnB).

O programa de tutoria integra a administração universitária e os estudantes no intuito de reafirmar o sentido de comunidade acadêmica. Além de fornecer informações sobre transporte, alimentação, localização e projetos, os tutores vão apresentar um pouco da Universidade num tour pelo Campus Darcy Ribeiro.

O que é o Registro

Realizado apenas pelos calouros, o registro é a confirmação de que os aprovados no vestibular ingressarão na universidade. Esse processo garante a vaga dos aprovados nos processos seletivos. Na matrícula, o estudante seleciona as disciplinas que irá cursar no semestre e todos os alunos devem participar dessa etapa. No caso dos calouros, eles têm vagas garantidas em todas as matérias do primeiro semestre do curso e precisam apenas confirmá-las ou recusá-las. O recomendável é evitar alterar a grade para não atrapalhar o fluxo de disciplinas nos outros semestres.

Os candidatos aprovados devem apresentar:

- Carteira de identidade (cópia autenticada)
- Comprovante de conclusão do ensino médio (cópia autenticada)
- Histórico escolar do ensino médio (cópia autenticada)
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação para o candidato do sexo masculino, (cópia autenticada). Obs: O candidato com idade superior a 46 (quarenta e seis) anos completos ou a completar está dispensado da apresentação do documento
- Título de eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição (cópia autenticada) ou a certidão de quitação eleitoral (cópia autenticada ou emitida via internet)
- Cadastro de pessoa física (cópia autenticada)
- Os candidatos selecionados aos cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica deverão apresentar, ainda, o Certificado da Habilitação Específica ao curso para o qual foi selecionado, dentro do período de validade, emitido pelo Cespe/UnB.
Procuração

O registro poderá ser feito por procuração. O procurador deve apresentar os documentos do candidato, o seu próprio documento de identidade e a procuração simples.